71 3500-6006

71 98171-9152

banners_interno_o_que_resolvemos

Compulsão alimentar: saiba o que é e como melhorar 100%

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a compulsão alimentar atinge cerca de 2,6% da população mundial, sendo o Brasil o país com uma das taxas mais altas de ocorrências, atingindo 4,7% dos brasileiros. Saiba o que é compulsão alimentar e como se recuperar deste problema!

Compulsão alimentar: o que é?

A compulsão alimentar é caracterizada pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um curto espaço de tempo (até 2 horas), acompanhada da sensação de perda de controle sobre o que se come e a quantidade.

Diagnóstico da compulsão alimentar

É notado quando os episódios de compulsão alimentar ocorrerem pelo menos duas vezes por semana, nos últimos 6 meses, e não estiverem acompanhados de comportamentos compensatórios (vômitos, atividade física exaustante, etc.) para evitar o ganho de peso, é caracterizado então, o diagnóstico de transtorno da compulsão alimentar periódica.

Nestes episódios de compulsão alimentar são observadas também algumas características, tais como perda de controle, angústia, vergonha, nojo e culpa.

Mas vale lembrar, que o diagnóstico deve ser feito apenas por um profissional especializado.

Infográfico ilustra o ciclo da compulsão alimentar

Compulsão alimentar: fatores de risco e consequências

Os especialistas do Programa Evoluir afirmam que a genética e os fatores ambientais podem facilitar o surgimento e a evolução da compulsão alimentar.

As consequências envolvem a saúde mental e física, que são acompanhadas por problemas relacionados aos sentimentos familiares, amorosos, estresse, depressão, ansiedade e sensações negativas sobre o próprio corpo.

Na população geral a prevalência de transtorno da compulsão alimentar periódica pode variar de 1,5% a 5% e está frequentemente associada com perturbações da imagem corporale a obesidade.

Entre os obesos que procuram tratamento clínico para o emagrecimento a prevalência varia de 5% a 30%.

Compulsão alimentar e obesidade

Em pessoas obesas, os episódios de compulsão alimentar são mais frequentes e podem ser responsáveis, em partes, pelos fracassos no tratamento da obesidade.

Os obesos, normalmente, apresentam sofrimento psicológico devido à preocupação excessiva com o peso e o desprezo de sua imagem física.

 Essa condição, muitas vezes, leva essas pessoas a práticas alimentares anormais, consumindo alimentos de forma compulsiva, como um mecanismo compensatório.

Fatores psicológicos e emocionais

Os profissionais do Programa Evoluir afirmam que os fatores emocionais e psicológicos estão diretamente relacionados com o transtorno de compulsão alimentar.

As pessoas que apresentam esse problema possuem autoestima mais baixa e preocupam-se mais com a imagem corporal do que outras pessoas com sobrepeso que não possuem estre transtorno.

Os profissionais alegam ainda que a doença afeta o autocontrole e isso faz com que a pessoa não perceba a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingere ao longo do dia. Infelizmente, é algo que acaba fugindo do poder de escolha dessas pessoas.

Dados da Associação Americana de Psiquiatria sobre a compulsão alimentar

Tratamento para a compulsão alimentar

É sim, possível se livrar do transtorno de compulsão alimentar! No tratamento de imersão do Programa Evoluir, a pessoa aprende a aplicar a autorreprogramação, a autossugestão e o autocontrole, recursos que são decisivos para a perda de peso e o tratamento da compulsão alimentar.

Para isso, o paciente conta com o apoio de uma equipe profissional completa, composta por psicólogos, nutricionistas, médicos, educadores físicos e fisioterapeutas, que irão tratar a causa do problema, garantindo assim resultados mais eficazes!

Quer se livrar da compulsão alimentar?

Conheça o tratamento que vai te ajudar a chegar ao peso ideal rapidamente.

+ de 3.000 pessoas já emagreceram com a o programa 

+ de 150.000kg perdidos!

+ de 2.500 pessoas dependentes de medicamentos reduziram ou pararam completamente de ingerir remédios controlados

+ de 50.000 doenças prevenidas

Você merece tirar um tempo para cuidar de você! Quem se ama se cuida!

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato dos profissionais do Programa Evoluir!

Quem já emagreceu, aprova.

Confira histórias reais de pessoas que emagreceram por meio do método Evoluir.

QUER EMAGRECER?

Conheça o tratamento que vai te ajudar a chegar ao peso ideal com saúde.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato!

Nome
E-mail
Peso
Altura
Idade
Convênio
Telefone
Telefone 2
enviando...

O Evoluir Emagrecimento Clínico-Preventivo não atende, a princípio, às pessoas diagnosticadas com obesidade mórbida, mas é essencial aos que deixaram essa condição e que não mais esperam voltar a engordar.

Estrada do Coco, Condomínio
Busca Vida – Camaçari – BA
CEP: 42840-000

71 3500-6006

71 98171-9152

Diretor Técnico: Dr. Sérgio Braga
CRM: 10445
Nº. RQE BA-009.058

2018. Clínica da Obesidade. Todos os direitos reservados.